ESPECIALIDADES

Palmilhas Posturais

As palmilhas posturais são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna. Elas são proprioceptivas, isto é, possuem a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, assim como a força exercida por ele, e fazem com que a distribuição de carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam a dor, equilíbrio e postura. As palmilhas posturais são mais comumente indicadas para:

• Pés planos (pé chato) e cavos;
• Esporão calcâneo;
• Fascite plantar;
• Metatarsalgias;
• Neuroma de Morton;
• Dores lombares devido a alterações mecânicas originadas no pé;
• Dores nas articulações de quadril, joelho e tornozelo;
• Diferenças de comprimento dos membros inferiores;
• Pés diabéticos;
• Melhora do conforto durante caminhada ou prática esportiva.

Estudos e indicações

Estudo realizado por Josiane S. Almeida em 2009 apontou que pessoas que utilizaram palmilhas tiveram redução dos níveis de sintomas na coluna lombar e pé. Já mais recente, um Guideline da revista Jospt mostrou forte evidência de que o uso de palmilha pode diminuir a pronação do pé e o stress da banda medial da fáscia em pacientes com fascite plantar, diminuindo a dor em até 3 semanas.

Os pés planos (pé chato) possuem grandes picos de pressão na região do médio pé (20 a 25% maior) quando comparados a um pé normal, e no pé cavo (arco alto), há um significativo aumento do pico de pressão na região lateral, que podem gerar dores. A palmilha postural resolve isso!

Os altos picos de pressão plantar em indivíduos com diabetes também são um importante indicativo da necessidade de adaptação por meio das palmilhas posturais, já que eles podem causar ruptura da pele e úlceras plantares. A distribuição desses picos de pressão diminui o risco de ulceração nas regiões das cabeças dos metatarsos ou calcanhares, comuns em pés diabéticos. O Clínica do Dr. Icaro Casaril trabalha com palmilhas de diferentes densidades para aumentar o conforto nesses casos.

Inicialmente, os pés do paciente são escaneados utilizando uma tecnologia 3D, para que as palmilhas tenham o formato exato de seus pés. Após isso, é possível desenvolver palmilhas para todos os tipos de calçados, sempre respeitando a anatomia dos pés, e fazendo os ajustes e correções necessárias para aquele paciente. Após a finalização do projeto, a palmilha é produzida com um equipamento altamente preciso, dando qualidade máxima à palmilha postural. Então, nosso sistema produz automaticamente as palmilhas como foram projetadas.

As palmilhas posturais são confeccionadas com materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade e pouca espessura. Possuem tecnologia para absorver o suor e ajudar na transpiração, além de propiciar uma sensação de conforto ao pé, podendo ser utilizada na maioria dos calçados.

As palmilhas atuais têm como vantagem a questão funcional e o conforto, pois seu material não restringe os movimentos e não gera desconfortos.

A prescrição da palmilha postural pode ser realizada quando a criança fica em pé e principalmente quando começa a caminhar. Na maioria das vezes a palmilha é indicada para melhorar a posicionamento do calcâneo (pé plano). O pé da criança sempre vai ser plano. Entre 5 e 7 anos o pé da criança apresenta uma elevação na região medial. O arco longitudinal do pé é desenvolvido quando descalça a criança anda em diversos tipos de solos. É necessário que você procure o seu médico ortopedista e/ou um fisioterapeuta capacitado para avaliar seu(ua) filho(a).

A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois melhora o conforto e reduz as chances de desenvolver lesões nos pés. Seus principais benefícios e efeitos são:

• Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
• Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
• Diminuição do Gasto Energético;
• Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.


Para cada tipo de esporte existe uma palmilha esportiva específica, que leva em consideração a sobrecarga exercida nos pés durante a movimentação naquela atividade.